Posse Responsável

O termo "posse responsável" é o conjunto de atitudes que o proprietário deverá ter no decorrer de toda a vida do animal de estimação. Cuidados com: saúde, alimentação, bem estar, vacinação, vermifugação, higiene, lazer, assistência veterinária, entre outros.

Seja qual for o animal escolhido para ser pet ou animal de estimação, todos são dependentes física e afetivamente dos seres humanos. Portanto, cuidar desses animais significa mantê-los em perfeitas condições de saúde, ter cuidados, contenção, afeto e assumir total responsabilidade por seus atos.

Antes de adotar um animal é muito importante saber qual é seu tempo médio de vida e que você deverá cuidar dele com amor e responsabilidade enquanto ele viver.

Pergunte à sua família se todos estão de acordo e se há recursos necessários para manter o pet em casa. Lembre-se que nos feriados e nas férias, alguém deverá cuidar dele, assim como dos finais de semana que você for viajar e não puder levá-lo consigo.

Tenha consciência de que o animal não é um objeto. Ele tem sentimentos e deve ser tratado com amor e respeito. A saúde psicológica do animal também é muito importante. Dê atenção e carinho a ele todos os dias.

Veja abaixo os cuidados a serem tomados com seu bichinho:

- Alimentação: É importante deixar sempre a disposição de seu pet água limpa e fresca. Não esqueça de que, assim como nós humanos, os animais também se alimentam mais de uma vez ao dia. Normalmente os filhotes comem de 4 a 6 vezes ao dia e os adultos 2 a 3.

- Abrigo: Todo animal deve ter um local limpo, coberto e seguro para permanecer. O local deve ser arejado, com espaço para o animal brincar e tomar sol. Procure manter seu pet o mais livre possível, afinal você o escolheu como animal de estimação.

- Domiciliação: Não permita que seu animal de estimação tenha livre acesso à rua. Procure evitar que ele saia sozinho ou possa fugir e com isso se perder ou mesmo ser vítima de acidentes ou crueldades. Cães e gatos devem andar na rua sempre de coleiras com identificação e guias. No caso de animais silvestres, além da identificação de um animal regularizado, procure identificar as caixas de transporte com seus dados (nome, telefone e endereço).

- Saúde do Animal: É importante manter uma rotina de visitas ao Médico Veterinário, afim de garantir uma vida saudável ao seu pet. Não seja negligente com a saúde dele. Siga as orientações e recomendações do profissional com relação à freqüência das vermifugações e vacinações.

- Higiene: Independentemente de qual for seu animal de estimação, você deve mantê-lo sempre limpo. Cães têm mais necessidade de tomar banho do que os gatos que se lambem frequentemente. Cuidado com a água nos ouvidos de ambos. Atenção também com a escovação dos pelos e dos dentes, se for o caso. Para os gatos, deixe sempre a caixinha de areia limpa, pois eles não gostam de fazer as necessidades em caixinhas sujas.

- Esterelização ou Castração – principalmente no caso de cães e gatos: A esterilização é um método eficaz e saudável para evitar as crias indesejadas e imprevistas, contribuindo assim para o controle populacional e diminuindo o número de animais abandonados, além de propiciar melhor saúde ao seu animal.

- Registro ou Identificação: Os animais domésticos podem ser identificados com plaquinhas nas coleiras assim como com a utilização de microchips para que possam ser identificados facilmente em caso de fugas. Os silvestres tem sua identificação obrigatória de acordo com o tipo de animal.

- Passeios e Lazer: Normalmente os animais gostam muito de passear. Os cães adoram! Utilize sempre coleira e guia para evitar fugas e atropelamentos. Algumas raças de cães devem usar focinheira.

Durante os passeios recolha, sempre, as fezes do seu animal!!!

O passeio com aves deve ser feito em gaiolas ou caixas adequadas, o mesmo acontecendo com qualquer tipo de animal.

Alguns animais preferem outros tipos de lazer do que os passeios. Cabe a você conhecer melhor os hábitos de vida de seu pet.

- Educação: Para um bom convívio com os humanos, você deverá socializar seu animal acostumando-o desde pequeno com toda a família, parentes, amigos e outros animais.

NUNCA ABANDONE UM ANIMAL!!!

O abandono de animais é um ato de extrema crueldade e irresponsabilidade, pois eles não conseguem viver sem o nosso cuidado.

Ao adotar um animal, ele está sob sua responsabilidade enquanto viver. Deverá cuidar bem dele e respeitá-lo. Além do mais, abandonar animais é crime!

Seja consciente!

Animal não é brinquedo!


VISITE NOSSA FAN PAGE e fotos veja as fotos dos eventos!

Log in