Equipe Animal - Lagarto Teiú

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
ORDEM: Squamata
FAMÍLIA: Teiidae
CLASSE: Reptilia
NOME CIENTÍFICO: Tupinambis Merianae
NOME POPULAR: Teiu
Nome em Inglês: Common tegu, Lizard Black and White
Nome em Espanhol: Teju
Outros nomes: Teiu-Guaçu, que significa "lagarto grande"

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Do sul do Amazonas ao norte da Argentina
HÁBITOS ALIMENTARES: Onívoros, alimentam-se, em cativeiro, de gemas de ovos, carnes, camundongos, pintinhos, rãs, frutas doces etc.
REPRODUÇÃO: São animais ovíparos. As fêmeas desovam em média 30 ovos que eclodem após 60 a 90 dias de incubação
PERÍODO DE VIDA: Aproximadamente 16 anos
HABITAT: Florestas, cerrados e caatingas

Como vários outros animais tropicais da América do Sul, o nome científico deste lagarto deve-se à descrição pioneira da fauna e flora brasileiras, que fornecem os nomes das plantas e animais na língua dos índios Tupinambá, ocupantes da costa do país nos primeiros séculos da colonização portuguesa.

Dos Teiidae, é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil e também o mais pesado, podendo pesar até 5 Kg. Essa família compreende os maiores lagartos do Novo Mundo, que costumam atingir 1,5 metros de comprimento. Todas as espécies são nativas da América do Sul.

Animal de hábitos diurnos é um lagarto terrestre que raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade.

São heliófilos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça.

Apresentam cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos, língua cor-de-rosa, comprida e bífida, cauda longa e arredondada. Sua coloração é geralmente negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.

Devem ser mantidos em amplos terrários, dotadas de pedras e troncos fortes e com bom período de luminosidade durante o dia. A temperatura do terrário deve variar entre 28 e 32ºC, muito embora suportem consideráveis variações de temperatura. Umidade em torno de 40%. Podem ser animais agressivos, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para evitarem mordidas e fortes golpes com a cauda que é semelhante a um chicote, que podem acontecer quando sesentem ameaçados.

É caçado em alguns lugares por adorar ovos e pode invadir galinheiros, quando a região em que vive fica sem aves de vida livre devido à caça ou destruição do ambiente. Se isso não acontece, evita a proximidade com o homem e prefere buscar seu alimento longe dele.

Sua manipulação diária faz com que se acostume com a presença de pessoas e evite a agressividade, tornando-o um animal extremamente dócil e calmo.


VISITE NOSSA FAN PAGE e fotos veja as fotos dos eventos!

Log in